segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alunos de Escolas municipais e particulares orientam a população no combate ao mosquito da dengue

A dengue é transmitida para o homem através da picada do mosquito Aedes aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”). Mais conhecido como mosquito da dengue, ele pertence a uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África e que já pode ser encontrado por quase todo o mundo, com mais ocorrências nas regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.
O mosquito da dengue (Aedes aegypti) é o vector de doenças graves, como o dengue e a febre amarela, e por isso o controle de sua reprodução é considerado assunto de saúde pública.
O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular (durante o amanhecer ou anoitecer) tendo como vítima preferencial o homem.

Escola CAP e CUNHA RABELO

Chuvas de outono prejudica o abastecimento de água em Itaquitinga

A população do município de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado, enfrenta o mesmo problema há semanas. Sob o calor de quase 30 ºC, os moradores têm que carregar baldes d´água para garantir o mínimo de abastecimento dentro de casa, pois a cidade está sem água há quase um mês.

Contas Aprovadas


A câmara de Vereadores de Itaquitinga aprovou no dia 31 de março de 2011, as contas do ex-prefeito Valdecir Barbosa de Araújo (PMDB), referente ao ano de 2004 na época, contas essas enviadas pelo tribunal de contas estadual, no entanto, a bancada do PT liderada pelo ver. George Gonçalves, e os demais colegas de partido Isaque Farias e Levi Cavalcante, deram o seu voto favorável ao parecer técnico do TCE-PE, pelas as irregularidades apontadas na gestão do então prefeito Valdecir Barbosa, no ano de 2004.  Por fim na votação final foram 6 votos contra o parecer e 3 votos a favor . Segundo o ver. George cada um de nós temos um comportamento de analisarmos essas contas, que para o tribunal de contas a várias irregularidades  em suas contas referente ao ano 2004, porem são insanáveis aos cofres públicos, o meu voto foi pela manutenção  favorável ao parecer do TCE ,  infelizmente nos não podemos aceitar que os gestores e prefeitos, continuem fazendo as aberrações na contas publicas e isso passam despercebidos por nós vereadores apesar de tudo isso  nós não  podemos  de forma alguma aceitar, por isso o meu voto foi favorável ao Tribunal de Contas.
Foto e Reportagem: Jeozivaldo César

Prefeitura realiza o sonho de 64 famílias construindo casas populares


Aconteceu na ultima quinta feira o programa que irá beneficiar centenas de famílias de Itaquitinga.
A Prefeitura Municipal em parceria com a CEHAB, através do programa Operações Coletivas deu o ponta pé inicial para construção das primeiras 64 casas, trazendo a alegria de muitos em diversos bairros da cidade.
O lançamento contou com a presença de grande participação popular, com a presença de secretários municipais, lideranças, vereadores, do vice-prefeito entre outros, trazendo a alegrias dos primeiros beneficiados.
Isso é apenas o primeiro passo do grande programa de construção de casas populares de Itaquitinga. Os primeiros tijolos foram pessoalmente colocados nas bases pelo próprio prefeito!
Itaquitinga é assim, o povo pede, a prefeitura faz!


Texto Blog do Ediney

Animais soutos na rua de quem é a responsabilidade?

Praça central de itaquitinga-PE
A toda hora é visto pelas rua de Itaquitinga, animais soutos vagando podendo até causar acidentes sujam as ruas com fezes destroem as praças no centro da cidade rasgam os sacos de lixos que fica espalhados de quem é responsabilidade? Perguntamos a vários órgãos ninguém quis assumir a responsabilidade de recolher esses animais soutos pelas rua de nossa cidade. Afinal de quem é a responsabilidade?
Você Sabe?




Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...